terça-feira, 11 de maio de 2010

Apresentação

Simples assim: sou professora de Educação Infantil e de História do Ensino Fundamental - segundo segmento. Cursando Pedagogia.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, APENAS PARA DISTRAIR OS ALUNOS OU É REALMENTE ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO?


É inegável que a informática está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Nesse sentido, claro, os recursos tecnológicos fazem parte do dia-a-dia dos alunos. Portanto, não é mais possível a escola “negar” espaço para o trabalho com a informática, porém, com relação às redes públicas ainda é uma minoria atendida pelos programas de informática desenvolvidos pelo governo.

Embora, ainda se observe que muitas escolas e muitos professores não estejam preparados para fazer uso efetivo da informática, é consenso entre os educadores que o laboratório de informática é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem, visto que os alunos lidam com a tecnologia constantemente. Esse é um ponto bem polêmico, pois “muitas vezes os alunos têm mais domínio dos recursos tecnológicos do que os professores” diz uma professora da rede pública, o que deixa claro a necessidade de formação para os professores, para que possam fazer do laboratório de informática espaço de aprendizagem, tendo em vista que este estimula o raciocínio lógico, facilita atividades de pesquisa e possibilita compartilhar conhecimento com as crianças e jovens de outras localidades. Dessa forma, o papel do professor é dar sentido ao uso do computador.

Portanto, o laboratório de informática deve ser mantido de portas abertas, logo, para que este seja espaço de construção de conhecimento depende da proposta de trabalho de cada escola.

4 comentários:

  1. Essa tem que ser a grande preocupação dos educadores: fazer uso correto dos laboratórios de informática.Vejo as novas tecnológias como ferramentas capazes de "prender" a atenção dos alunos e muitas vezes fazê-los compreender o que não compreendem em sala de aula, mas pra isso o educador precisa estar preparado, conhecendo a ferramenta e explorando suas inúmeras possibilidades, contextualizando e aplicando situações que são discutidas/apresentadas nos livros.

    Imagine então seus alunos de História "viajando" por lugares que eles desconhecem através da internet? Da mesma forma pode acontecer com uma turma de Geografia, Lingua Portuguesa, Educação infantil e por aí afora.

    Creio que o procedimento correto é incluir as novas tecnologias no Projeto Pedagógico das escolas, assim elas cumprirão o seu real papel.

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  2. o fato é que realmente o despreparo do professor diante da nova tecnologia é visívelmente notado, criando um "bloqueio" na interação aluno/professor.O laboratório de informática tem que chegar junto com a qualificação profissional.

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  3. A falta de preparo dos professores no que diz respeito a inserção de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, tem sido motivo de preocupação da sociedade de uma forma geral, pois muita das vezes um instrumento que deveria facilitar a aprendizagem, devido a falta de preparo e a utilização de forma inadequada, acaba por comprometer e prejudicar o processo de aprendizagem. A instrumentalização tecnológica nas escolas faz-se necessário, contudo, a capacitação dos professores é essencial.

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  4. Então, comungo com você as mesma idéias. Sinto dificuldades de articular com esta ferramenta e da mesma forma que eu muitos professores se encontram na mesma situação, portanto os aluno estão "anos-luz" na nossa frente a nível de tecnologia. Portanto, a troca de experiências se faz necessária no cotidiano, entre professores e alunos.

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